Engenharia
Soluções Integradas para a Gestão do seu Projeto e Gestão do seu Empreendimento.


Modelagem

Muitas vezes, a escolha do projetista, seja qual for sua disciplina, leva ao desenvolvimento de projetos dentro de uma metodologia tradicional em que cada um dos desenhos é elaborado de maneira bidimensionais e independentes entre si. Esta metodologia é sinônima a trabalho fragmentado, ou projetistas e departamentos interdependentes, onde cada um faz o seu, acarretando falhas na comunicação entre as equipes de projetistas, etc.

Cada vez mais há a necessidade de converter projetos 2D para modelos BIM, para um melhor planejamento, coordenação e gestão eficaz do projeto em todas as suas disciplinas.

A conversão para a metodologia BIM permitirá melhorias aos projetos existentes, impactando positivamente na qualidade e, consequentemente, nos prazos e nos custos estabelecidos inicialmente.

Levantamentos de Quantitativos e Especificações Técnicas de Materiais

A obra, independentemente da sua dimensão, o cálculo das quantidades de materiais bem como as especificações desses materiais, são tarefas fundamentais para um bom andamento e conclusão da obra. Uma quantificação, tendo como base projetos bidimensionais, podem acarretar grande quantidade de recursos e certamente dará origem a um orçamento com risco de erros e custos elevados, diferente dos potenciais concorrentes, podendo não corresponder às expectativas do dono ou gestores do Empreendimento. Já uma quantificação pautada em modelamentos tridimensionais, compatibilizados e em banco de dados unificados, além de utilizar recursos abaixo, pode minimizar consideravelmente o risco de prejuízo no momento da realização da obra.

A realização de modelos BIM para levantamento de quantitativos, desenvolvidos de acordo com metodologias adaptadas à sua empresa e aos seus critérios de medição, garantirá um alinhamento perfeito entre quantidades “vs” o projeto real.

Alterações de projeto darão imediatamente origem a uma atualização dos quantitativos reduzindo assim o tempo necessário para os levantamentos de quantidades e especificações de materiais, criando a rastreabilidade de mudanças, erros e ou omissões com que estes elementos são calculados.

Integração Entre Projetos “VS” Custos

Utilizando-se da metodologia BIM, adequada aos procedimentos internos de cada cliente, permite-se o levantamento de quantitativos consistentes e mais correto do que na metodologia tradicional, assim como também integrar os modelos BIM com a estrutura de planilha orçamentária de modo a obter um orçamento real da implantação do projeto, em sua fase de execução das obras.

Esta metodologia avançada, permite isolar e visualizar tridimensionalmente itens que compõem a planilha orçamentária, gerando maior eficiência no planejamento e execução.

Ao integrar os modelos BIM a sua estrutura de planilha orçamentária, perceberá em tempo real a execução física “vs” execução financeira, bem como qualquer alteração ao projeto, resultando na diminuição de erros e omissões no orçamento.

Construção Virtual do Empreendimento

A modelagem BIM pode ser entendida tambem como “a construção virtual de um empreendimento”, visto que a mesma garante a compatibilização interdisciplinar, viabiliza a antecipação e eliminação de interferências e outros problemas comumente identificados apenas durante as exeuções das obras.
O emprego desta tecnologia acarreta um impacto financeiro bastante significativo, permitindo antecipar interferencias e erros, eliminando assim retrabalhos, adaptações de campo e eventuais paralisações de serviços, resultando em economia para o empreendedor.

Contabilização de Projetos Multidisciplinares

A modelagem tridimensional, baseada em elementos 2D, permite coordenar com maior rigor as diversas disciplinas do projeto. Ao compatibilizar os diversos modelos, correspondentes às várias disciplinas, de forma semiautomática em uma base de dados unificada, os conflitos e incompatibilidades construtivas são detectados e visualizadas mais rapidamente e com menos esforço, dando origem a relatórios que mostrarão as alterações necessárias aos projetos antes que estas possam prejudicar a realização das obras.

Flexibilização na Extração de Peças Gráficas (desenhos)

Na metodologia tradicional, pautada na elaboração de desenhos bidimensionais através de uma ou mais disciplinas, é comum gerar problemas, incoerências e divergências nos projetos. Isso ocorre pela obrigatoriedade de alterar de forma independente as peças gráficas cada vez que é realizada uma alteração ao projeto, se tornando um procedimento complexo, moroso e passível de erros no resultado final.

A elaboração em modelos BIM garante a extração de desenhos com maior exatidão das peças, com rastreabilidade e relacionadas ao projeto original.

Com a nossa metodologia, qualquer alteração realizada no projeto, terá imediatamente impacto em todas as peças desenhadas extraídas a partir dos ficheiros e banco de dados unificados BIM.

Ao realizar a conversão do seu projeto para formatos BIM, todos procedimentos serão enriquecidos e pautados às suas normas internas.

Levaremos em conta os critérios de representação gráfica para que os desenhos extraídos, a partir dos modelos BIM, correspondam às necessidade especificas de cada cliente.

BIM - Building Information Modeling na Perillo

A metodologia aplicada nos Projetos desenvolvidos pela PERILLO empregam a tecnologia BIM (Building Information Modeling) desde de 2009, utilizando-se de objetos e entidades gráficas associadas a um rico banco de dados de especificações, características de performance, dados operacionais de componentes e equipamentos, entre outras criadas neste período. Por tratar-se de um metodologia avançada de trabalho colaborativo, pauta-se a um processo criado a partir de informações coordenadas e consistentes, com procedimnetos e padrões de trabalhos que viabilizam a tomada de decisões nas etapas de desenvolvimento dos projetos, na produção de documentação com plena rastreabilidade e “on time” possibilitando as avaliações com a participação do cliente em alternativas para com projetos sustentáveis, bem como, a compatibilização interdisciplinar e a adoção de melhorias, permitindo simulações e análises altamente eficazes e qualificadas, antes do início das construções.

Gestão de Empreendimentos

Viabilidade e planejamento

  • Elaboração do Planejamento e Capex de empreendimentos
  • Análise de Riscos do Projeto
  • Elaboração do Plano de Execução do Projeto (PEP)
  • Planejamento Máster de empreendimentos
  • Avaliação e diagnóstico de maturidade em projetos
  • Análise de Construtibilidade
  • Engenharia de Valor
  • Estudos alternativos de engenharia
  • Estudos técnicos e financeiros para viabilidade de empreendimentos
  • Planejamento carregando recursos (PCR)
  • Elaboração de estratégias e modelos de contratação de projetos
  • Modelagem 3D – Plataforma BIM
  • Planejamento 4D – Plataforma BIM
  • Orçamento e Planejamento de obras
  • Elaboração de editais para concorrências
  • Análise e equalização de propostas técnicas e/ou comerciais
  • Gestão da elaboração de projetos – conceitual, básico e executivo
  • Consultoria para implantação de sistema de viabilidade e custos

 

Implantação

  • Planejamento executivo de obras
  • Metodologia construtiva
  • Gerenciamento e fiscalização de empreendimentos
  • Assessoria comercial em negociações de obras e contratos
  • Consultoria para implantação de sistema de planejamento e controle de obras
  • Gestão executiva integrada de obras – engenharia, planejamento e custos
  • Gestão de Crise
  • Identificação das causas de desequilíbrio econômico de contratos
  • Quantificação do valor do desequilíbrio econômico de contratos fundamentados no contrato e nos fatos ocorridos
  • Prevenção e resolução de pleitos
  • Apoio na resolução de conflitos
  • Mediação de contratos
  • Controle de desempenho de empreendimentos
  • Acompanhamento e controle de projetos em Power BI
  • Análise de produtividade e desempenho de projetos
Engenharia
Soluções Integradas para a Gestão do seu Projeto e Gestão do seu Empreendimento.
Saiba mais
Facilities Management
Garantia da Eficiência e Rendimento Operacional da sua E.T.E e E.T.A.
Saiba mais
Meio Ambiente
Seu Empreendimento totalmente regularizado perante os órgãos Ambientais (CETESB / IBAMA).
Saiba mais
PRODESP
Projetos Especiais de Dispositivos Mecânicos e Garantia da Qualidade para Peças e Componentes O.E.M.
Saiba mais
Residence
Sua obra na palma da sua mão, Projetos em 3D em todas as disciplinas, Tour Virtual pela sua Obra, Fiscalização da Obra compartilhada com o Proprietário através de APP PERILLO.
Saiba mais